terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Cerume Impactado

O cerume é produzido dentro dos dois terços externos do meato acústico externo por glândulas parecidas com as glândulas sudoríparas do suor. Inicialmente tem coloração transparente, mas ao entrar em contato com o oxigênio do ar, vai adquirindo sua coloração marrom. Essa secreção mistura-se com restos de pele, secreção sebácea e pelos para formar o cerume propriamente dito. A função do cerume é impermeabilizar o canal e combater infecções. Apesar de sua coloração escura, é estéril, tem um pH bastante ácido, tem anticorpos e enzimas, fornecendo um importante efeito antibacteriano (bacteriostático).
O meato acústico externo tem um processo natural de auto-limpeza, através do qual o cerume e restos epiteliais migram sempre lateralmente em direção à saída do canal auditivo. Esse processo pode ser interrompido pelo uso de Cotonetes®, levando ao acúmulo de cerume e sua impactação no canal.
O tratamento deve ser a limpeza através de remoção com instrumentos tipo cureta ou lavagem com água ou soro fisiológico morno. A lavagem de ouvidos, apesar de parecer ser um procedimento simples, deve ser feita por profissional habilitado e treinado, uma vez que desta podem ocorrer complicações, dentre as quais perfuração de membrana timpânica, otite externa e tonturas.
Pacientes com diabetes, perfuração de membrana timpânica, otite externa, tubos de ventilação, ou historia de cirurgia previa no ouvido não devem ser submetidos à lavagem de ouvidos.
Agentes ceruminolíticos (gotas emolientes), como Cerumin® também podem ser utilizadas por 3 a 5 dias, mas raramente aliviarão o problema por si só. Normalmente é necessária a lavagem auricular após o seu uso, além de que o uso prolongado pode causar irritação. O maior problema dessas gotas é que durante o uso o desconforto do paciente é muito grande, devido à diluição do cerume e seu escorrimento sobre a membrana timpânica e para fora do canal, causando uma diminuição importante da audição durante o seu uso.
Secreção purulenta e dor intensa sugerem otite externa e não cerume impactado.
Como saber se o cerume está impactado? A sensação é quase sempre de diminuição da audição, mas às vezes podem ocorrer também dores e raramente tonturas.

Doenças otorrinolaringológicas (ouvido, nariz e garganta)

Esse blog tem o objetivo de apresentar sucintamente as patologias otorrinolaringológicas mais comuns, seus sinais e sintomas, assim como dicas sobre seu tratamento. Destina-se a populacao em geral e aos colegas medicos de outras especialidades.